17/03/69 en Londres, Reino Unido
Caçula de seis filhos, de origem humilde – seu pai era taxista –, McQueen começou a brilhar em 1994, ano em que concluiu o mestrado na badalada Central Saint Martins College of Art and Design. Mesmo sem ter terminado os estudos, criou sua própria etiqueta, em 1992, e garantiu uma vaga na sala de Louise Wilson, a famosa professora da Saint Martins, conhecida por farejar talentos como ninguém. No desfile de formatura, conquistou outra expert: Isabela Blow, então editora da revista Tatler, comprou todas as peças e rebatizou o estilista – o primeiro nome, Lee, foi abandonado pelo segundo, Alexander.
A troca deu sorte. Apenas dois anos depois, em 1996, McQueen foi recrutado pela Givenchy para assumir o posto deixado por seu colega de faculdade John Galliano. Ficou na maison francesa até 2001, quando negociou a venda de parte da sua marca para a PPR, o grupo arquirrival da LVMH, dona da Givenchy. A negociação reforçou sua fama de bad boy e o desfile de inverno 2001/2002, um carrossel do terror, foi uma espécie de resposta: ele exorcizou os fantasmas com uma coleção que ecoava a melancolia dos escritores Edgar Allan Poe e Lord Byron, referências fortes em seu trabalho. A morte e a beleza trágica, aliás, foram recorrentes em sua carreira. “Ele tinha uma sensibilidade única e representava a contestação e o inconformismo de toda uma geração. Além disso, era um grande criador de imagens”, diz a jornalista Érika Palomino, que acompanhou a trajetória de McQueen desde o início. “Com a sua morte, tudo vai ficar mais careta.
Sua saída de cena em 11 de fevereiro, quando tirou a própria vida (especula-se que a morte de sua mãe, Joyce, apenas uma semana antes tenha motivado seu suicídio), deixou a moda órfã – e mais triste. Se serve de consolo, o grupo PPR, que detém 51% das ações da marca Alexander McQueen, anunciou que vai mantê-la no mercado. Mesmo que isso não leve em conta as convicções do próprio estilista. Em Fashion Victim: The Killing of Gianni Versace, documentário produzido em 2001, McQueen deu a seguinte declaração: “Não acho que a marca (Versace) deva continuar após a morte de Gianni. Um designer tão autoral como ele não pode ser substituído. Quando eu morrer, não quero que ninguém continue por mim”
Alexander McQueen
Com seu estilo inconfundível e irreverente, McQueen adorava usar e ousar com diferentes estilos de caveiras em seus desigenr.
Umbrella
Muitas outras grifes aderiram ao estilo, usando nos designer de acessórios muitas caveiras.
O absinto é a bebida de escolha para quem gosta de álcool no lado extremamente potente. O abisnthe Pandor é produzido pela francesa velha métodos tradicionais. Um produto de Fourgerolles Haute Aone desde 1811, este tipo particular de absinto é feita através de destilação e de imersão. A marca afirma que o gosto seja doce e herbáceas e sua aparência para ser lusterous e clara. Pandor absinto é amadurecido por vários meses em armazéns de madeira até que estejam prontos. Certamente, com o projeto do crânio no rótulo, você terá uma boa idéia o quão forte é esta bebida. Pandor absinto vem em dois tipos: 40 e 69 por cento de álcool por volume.
Vanessa Camargo
Rihanna
Paris Hilton
Gaga
Shakira
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