8 de out. de 2011

Dicas pra voce arrasar nas vendas...


Conheça algumas regras básicas para atender seu cliente com excelência
Sabemos que as empresas que oferecem um bom nível de atendimento ao cliente não apenas sobrevivem no mercado, mas, na maioria das vezes, prosperam. Pensando nisso, listamos algumas regras de atendimento que irão auxiliá-lo a conquistar clientes e a gerar mais resultados para sua loja:

1. Satisfaça cada cliente como se fosse único. E lembre-se que o mais importante não é o que ele compra, mas o fato dele ter escolhido comprar na sua loja. Por isso, valorize-o!

2. Mantenha os problemas pessoais fora do trabalho. A impressão negativa que um vendedor causa a um cliente, por estar tendo um dia ruim, pode arruinar a venda e, mais ainda, a imagem da empresa. A capacidade de ter um bom desempenho, independentemente de problemas pessoais, sempre foi característica do bom profissional.

3. Não forme grupinhos na loja. O cliente pode se sentir constrangido quando precisa interromper o vendedor para ser atendido. Quando você está no salão de vendas, nada é mais importante do que seu cliente.

4. Nunca julgue os clientes. As aparências enganam! Por isso, preste um excelente atendimento a toda e qualquer pessoa que entrar na loja.

5. Preste atenção às ideias dos clientes, não apenas às suas palavras. Nem sempre ele consegue expressar claramente o que deseja e, por isso mesmo, você deve ficar atento ao que ele tenta lhe dizer de outras formas.

6. Use palavras para informar, não para impressionar. O uso de termos técnicos pode confundir o cliente. O ideal é que você utilize uma linguagem simples e tenha cuidado com as gírias ou brincadeiras inconvenientes.

7. Nunca interrompa seus clientes. Assim como você, eles gostam de ser ouvidos. Portanto, espere sua vez de falar e provavelmente você fará a venda.

8. Faça o que for possível para passar uma impressão positiva para o cliente. São atitudes simples, como manter a boa aparência, sorrir e falar suavemente que caracterizam uma postura profissional.

9. Aja em sintonia com seus clientes para que eles se sintam mais à vontade, mas cuidado com a intimidade.

10. Venda todo produto com entusiasmo, inclusive aquele que você não gosta muito. Lembre-se que o que importa é o que o cliente quer. Por isso, não deixe que suas opiniões pessoais prejudiquem o seu “show”.

Texto extraído do livro "Não, obrigado. Estou só olhando!", de Harry J. Friedman.


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